segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cantigas de Amor.

Cantigas de Amor

Introdoução - Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manisfestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII , em plena Idade Média.

Marco Inicial - O marco inicial do Trovadorismo é a "cantiga de Ribeirinha"  (conhecida também como " Cantiga da Garvaia"). Escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1.189. Está fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1.418, quando começa o Quenhetismo.

Trovadores - Na érica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam,com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como o Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: "Cancioneiro da Biblioteca", "Cancioneiro da Ajuda" e "Cancioneiro da Vacina".
  Os trovadores de maior destaque na lírica galego - portuguesa são: D. de Guilharde,Aire Nunes e Meendinho.
  No trovadorismo galego português,as cantigas são divididas em: Sátricas ( Cantigas de Maedizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de amor e Cantigas de amigo).




Cantigas de amor - Neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, recolocando - se numa posição inferior ( de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido.As cantigas de amor reproduzem o sistema hirárquico na época do feudalismo , pois o trovador passa a ser o vassalo da amada "serviços" (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

                                                                                                   Espero que tenham gostado !
                                                                                                                                Kisses !